Dizem por aí que o ano começa só após o Carnaval, mas a verdade é que para quem está na busca por emprego o ano já começou e está a todo vapor. Quem está à procura de recolocação no mercado de trabalho sabe bem a importância de se destacar com um bom currículo, e há oportunidades neste sentido oferecidas pelos programas de qualificação existentes nas cidades. Segundo reportagem da edição de hoje do Grupo Mogi News, de acordo com um levantamento feito com os serviços de encaminhamento das prefeituras, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Santa Isabel, Guararema, Ferraz de Vasconcelos e Poá oferecem nesta semana 2.740 vagas de emprego.

Além disso, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os municípios que compõem o Alto Tietê registraram, de janeiro a novembro de 2022, um saldo positivo de 18.979 novos postos de empregos formais.

Com os recentes dados, a população do Alto Tietê pode sentir um pouco de esperança com o mercado de trabalho reagindo de maneira positiva na região. Ainda está longe de ser um cenário perfeito, pois o desemprego ainda é uma realidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam que mais de 9,5 milhões de pessoas seguem desempregadas no Brasil.

Apesar dos números apresentados, a quantidade de oportunidades registradas nos municípios da região é boa, pautada em uma recuperação tímida, mas visível. Pelo desempenho das cidades, principalmente nas últimas semanas, por exemplo, as vagas estão voltando a surgir e o desemprego pode diminuir neste ano.

Desta forma, a tendência é que o mercado de trabalho comece a se recuperar da forte crise causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), que levou ao fechamento de muitos negócios na região. Com os dados em crescimento nos últimos meses, o otimismo é grande e a expectativa de dias melhores pode se tornar uma realidade.