Levantar o horizonte de expectativas de uma obra, no momento de sua leitura, é levantar o horizonte de questões para as quais o texto é a resposta. Por sua vez, ao indispor respostas acabadas, o texto propõe perguntas, estabelecendo-se a distância estética entre as expectativas do receptor, de um lado, e as respostas da obra e suas perguntas desafiadoras, de outro. Daí decorre a função do texto literário, que é a de renovar a percepção estética. Essa renovação tem um sentido amplo, pois a experiência literária do leitor deve penetrar no horizonte de expectativas de sua vida prática, interferir em seu conhecimento do mundo, afetando, em consequência, seu comportamento social.
Por isso, pode-se dizer que a leitura tem três momentos: da compreensão, da interpretação e da aplicação. O sujeito apreende os sentidos, coteja-os à luz de seu conhecimento e introjeta-os, incorporando-os de acordo com suas possibilidades e necessidades. O nível reflexivo da experiência estética propicia ao sujeito vivência e consciência da vivência, para que o prazer advindo disso, cria a possibilidade de integrar, à sua vida, os frutos dessa prática.
O prazer estético nasce da compreensão pela pessoa do respeito à prática que ela vive, envolvendo participação e apropriação. Na atitude estética, o leitor deleita-se com o objeto que lhe é exterior. Descobre-se, apropriando-se da experiência do sentido do mundo. Diante da obra percebe sua própria atividade criativa de recepção da vivência alheia. É a consciência desse processo que gera o prazer estético. Em outras palavras, para o sujeito, a experiência estética consiste em sentir e saber que seu horizonte individual, moldado à luz da sociedade de seu tempo, mede-se com o horizonte da obra e que, desse encontro, obtém maior conhecimento do mundo e de si próprio.
Com isso, o alargamento das fronteiras da teoria literária para além do texto e do ego do autor, dá margem a estudos com foco no leitor como elemento ativo em todo processo de comunicação literária. Daí: vamos ler pessoal!
Raul Rodrigues é mestre em Engenharia e ex-professor universitário.