Nas últimas edições, temos falado do otimismo para as vendas de Natal no comércio, principal data do setor, com projeções positivas das Associações Comerciais de Mogi das Cruzes e Suzano. Não podemos esquecer de um viés importante, que também contribui para que a recuperação econômica se consolide, que é a segurança. A união das forças de segurança municipais - Guarda Civil Municipal (GCM) - e estaduais - Polícia Militar e Polícia Civil, como propõe a Operação Natal Seguro, lançada ontem em Suzano, e destaque nesta edição, beneficia a todos, comerciantes e consumidores.
Com o comércio, sem restrições como nos últimos anos em razão dos períodos mais severos da pandemia de Covid-19, apesar do recente aumento de casos, cresce a movimentação nas áreas centrais das cidades e atualmente também em alguns bairros, atraindo mais consumidores.
Porém, infelizmente o aquecimento do comércio que retorna neste fim de ano, independentemente da localidade, também é um estímulo para a atuação de criminosos, o que leva a mais casos de roubos e furtos. Por isso o fortalecimento da segurança é fundamental.
Além do reforço na segurança, no mês de dezembro, Suzano anunciou novos integrantes da GCM e uma nova base para o grupamento municipal que está sendo reformada. Ações importantes para aumentar a segurança na cidade, e que os investimentos no setor também se multipliquem pela região, o que não tem ocorrido no nível estadual. Não são raras as cobranças de aumento de efetivo e mais distritos policiais, especialmente em Mogi das Cruzes. A cidade conta com quatro distritos e um dos pleitos é para a instalação de mais dois, visto o crescimento do município e seus mais de 500 mil habitantes.
Falando em segurança, hoje será realizada na região a Operação Força Metropolitana, em alusão ao 49º aniversário de Criação do Comando de Policiamento Metropolitano, que ocorreu em 24 de novembro. O objetivo anunciado pela corporação, é o que todos desejamos, proporcionar cada vez mais segurança à comunidade da região.