A geração de empregos que dava sinais de retomada com bons resultados de novos postos de trabalhos no Alto Tietê desacelerou em novembro, como apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que publicamos hoje, com base no material divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em toda a região, o saldo positivo não chegou a 700 vagas criadas, levando em conta o saldo entre demissões e admissões nos diferentes setores econômicos. Uma queda significativa em relação aos meses anteriores como destaca uma das reportagens desta edição.

A expectativa é que com a contratação de temporários no fim de ano, os números de dezembro, que conheceremos no no mês de janeiro sejam mais animadores. As vendas do Natal, pelo menos, foram positivas, e segundo a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, teve um aumento de 17% em relação ao ano passado. A data é considerada a principal para o comércio.

A perspectiva é otimista para o encerramento deste ano e o início do próximo. Porém, os desafios se mantêm para 2023 e além. A cada início de semana, divulgamos centenas de vagas disponíveis nos programas de encaminhamento das prefeituras da região, mas apesar dos bons números, publicados toda segunda-feira no Portal News (www.portalnews.com.br), o desafio também está na qualificação da mão de obra. E fica a pergunta: será que temos pessoas qualificadas para atender as demandas do mercado de trabalho?

Políticas públicas que contribuam para a geração de empregos, estimulem o investimento de empresas de todos os portes e a capacitação da mão de obra são desafios para o novo governante do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e para um velho conhecido de todos no Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciará em breve seu terceiro mandato.

A economia precisa retomar seu círculo virtuoso, reduzindo o desemprego e contendo a alta de preços, e o papel do Estado é muito importante neste processo. Desejamos que os governantes encontrem soluções urgentes que beneficiem toda a população.