Dezembro é marcado por muitas ações, especialmente na área da saúde, como o Dezembro Vermelho, referente à luta contra o HIV e a AIDS, que destacamos na edição de hoje, focando nas ações previstas por Prefeituras da região, por meio da campanha Fique Sabendo. Outra cor do mês é oi Laranja, em alusão à conscientização e prevenção do câncer de pele.

A prevenção é sempre o melhor caminho e o autocuidado precisa ser incentivado em todas as faixas etárias, seja quanto à proteção da pele, como para quem tem uma vida sexual ativa, e aqui não se trata apenas de jovens, mas também de pessoas mais experientes que acabam deixando de lado os cuidados necessários. Campanhas de saúde que colorem o nosso ano são essenciais para reforçar a necessidade de cuidado e prevenção, estimulando principalmente o diagnóstico precoce que ajuda a salvar vidas.

Há ainda o verde destinado às ações de conscientização de combate aos maus-tratos e abandono de animais, promoção da adoção, posse responsável, que agora é lei em Suzano. A legislação, de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, foi publicada ontem (6) no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo (Doel).

O último mês do ano também é marcado pelo início da Operação Verão, com a intensificação de ações para prevenir prejuízos e transtornos, infelizmente, comuns ao período de chuva. E o verão ainda nem começou, e as águas de março, que encerram a estação mais quente do ano também ainda parece distante.

Na edição de hoje destacamos também trabalhos preparatórios realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o período de chuvas, ações que envolvem diversas secretarias e ocorrem ao longo do ano, como a manutenção do sistema de drenagem, incluída nos mutirões semanais do programa Cidade Bonita.

Como temos visto nos últimos dias, o período de chuvas já chegou e vem causando os transtornos de sempre, com quedas de árvores e pontos de alagamentos. O desafio é enorme para resolver problemas que não são novos e persistem.