Como viemos destacando esta semana, a pandemia de covid-19 ainda inspira cuidados, principalmente diante do aumento do número de casos. A obrigatoriedade do uso de máscara volta a ser estudada pelas cidades, como disse na edição de ontem a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Adriana Martins.

A volta do item de proteção é reforçada em reportagem da edição de hoje pela recomendação das Associações Comerciais de Mogi das Cruzes e Suzano e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio) e Região do Alto Tietê.

O alerta vem não apenas com atenção à saúde de todos, que é fundamental, mas também em preocupação com a recuperação econômica vivida pelas cidades, com saldos positivos consecutivos na criação de vagas. A economia que volta a respirar pode ser impactada e levar a novos prejuízos com a possível adoção de medidas mais restritivas.

Por isso, o momento é de precaução e atenção com os cuidados de higienização e evitando também, na medida do possível, aglomerações. Medidas que vão contribuir para que a flexibilização seja mantida e o principal período de vendas do comércio seja extremamente positivo, gerando emprego e renda.

Sempre vale ressaltar também a importância da vacinação. Tenha em dia seu esquema vacinal contra a Covid-19, e também de sua família, agora com foco nos bebês a partir de seis meses até três anos, que tiveram a imunização liberada em cidades da região, com destaque hoje para o início da aplicação de doses em Mogi das Cruzes. Vacinar ou não é uma decisão não apenas individual, mas a favor do coletivo, isso não apenas em relação à Covid, mas também a outras doenças que ameaçam voltar em razão da baixa cobertura vacinal.

Com os devidos cuidados, conseguiremos atuar na prevenção e promoção da saúde da população e também na manutenção da recuperação econômica, contribuindo para a redução dos casos que voltam a se acumular, importante lembrar que em menor medida e com menos impacto graças à vacinação.