John Donne escreveu há séculos que "Nenhum homem é uma ilha", que somos parte de uma comunidade que pode prosperar ou ir à ruína, dependendo das relações que temos com os nossos vizinhos, com amigos, com o próximo.
Nesta edição, chamamos a comunidade mogiana e do Alto Tietê a conhecer, por meio do "Café com Mogi News", o trabalho de Cláudio Neto e de sua organização não-governamental (ONG) Trupe do Riso, que leva alegria a quem precisa, incluindo crianças em hospitais, ajudando a aliviar o impacto psicológico causado por um tratamento médico de longa duração.
O trabalho realizado pelo grupo de voluntários, suas origens, bem como a busca por apoio para a expansão adequada de suas instalações e potencial de alcance ao público, foram os temas abordados pela equipe do Grupo MogiNews, que nos últimos meses convidou a população a conhecer não apenas histórias vitoriosas de homens e mulheres que dedicam seu tempo a melhorar o mundo à sua volta, mas sobre a necessidade de engajamento de todos nós.
Todos nós possuímos, por traço básico de civilidade, ter a busca pela empatia àqueles que se encontram em uma situação sensível ou vulnerável. No entanto, nos últimos anos, diante dos rigores de uma vida embrutecida pela violência, pela crise econômica e pelo confronto de origem política e ideológica - em muitos casos sem qualquer embasamento prático - fez com que a noção de que precisamos nos ajudar fosse trazida com ressalvas e condições.
O Café com Mogi News convida todos a superar as barreiras criadas com a dureza dos tempos em que vivemos e conhecessem histórias e, acima de tudo, tivessem a chance de se engajar e se envolver, também doando uma parte ínfima de seu tempo que poderá fazer a diferença.
Assim como a Trupe do Riso atendeu ao chamado da consciência em ajudar o próximo, convidamos o nosso leitor, seja ele de longa data ou que chegou recentemente, a conhecer não apenas esta, mas outras histórias, ou que venha a criar sua própria iniciativa, para superarmos o medo do isolacionismo não dos corpos, mas das almas.