Embora com um saldo positivo menor que o registrado nos últimos levantamentos, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra a recuperação ainda tímida da economia no país. São mais de mil novas vagas geradas em outubro no balanço das cidades da região.

Dados importantes que também reforçam a tendência de recuperação econômica e do surgimento de novas oportunidades de emprego são as nossas matérias que abrem as segundas-feiras no Portal News, destacando as vagas disponíveis nos serviços de encaminhamento ao emprego de Prefeituras da região, geralmente também em torno de duas mil oportunidades para os mais diferentes cargos, incluindo para pessoas com deficiência. Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba frequentemente concentram a maior parte das oportunidades. 

Os números positivos do Caged e das vagas em aberto animam, dão esperança a quem está desempregado, enquanto os preços nos supermercados ainda assustam e mostram como é cada vez menor o poder de compra do consumidor. Está difícil acompanhar o vai e vem dos preços, na maioria das vezes para cima, ainda mais para quem está fora do mercado e depende de benefícios sociais.

O momento de alegria da Copa do Mundo, com as duas recentes vitórias do Brasil, contrasta com a preocupação com a recuperação econômica do país, que ainda precisa avançar muito para conter o aumento de preço e criar um ambiente que estimule o investimento das empresas, e consequentemente a geração de vagas.

Mantemos o otimismo, animados pelos dados que indicam a geração de novas vagas, mas sem esquecer que os desafios ainda persistem para a região, o Estado e o país de forma geral. Outro obstáculo neste processo é a falta de qualificação da mão de obra, que também afeta a produtividade nacional.

Programas têm surgido neste sentido e feito a diferença, como a capacitação para turmas de soldadores oferecida recentemente em Mogi, com certeza um passo importante de um longo caminho, que precisa de atenção não apenas do poder público, mas também da iniciativa privada.