Belchior no Cairo
Douglas Belchior, professor e militante do movimento negro que concorreu à Câmara Federal pelo Partido dos Trabalhadores com base em Poá, informou nas redes sociais que participará da comitiva brasileira para a COP-27, a Conferência das Nações Unidas para o clima. Belchior fará parte de uma comitiva que vai tratar de questões ligadas ao racismo e à preservação ambiental.
Nas entrelinhas
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), abriu a quinta-feira nas redes sociais com um chamamento à população: "Bora trabalhar!". Ashiuchi, que pediu votos para Tarcísio de Freitas (REP) e Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, foi um dos prefeitos da região que reconheceram todos os resultados das urnas ainda na noite de domingo (30).
Opa, pera lá
O prefeito Caio Cunha (Pode) se manifestou nas redes sociais sobre os bloqueios nas estradas, principalmente em Mogi das Cruzes. Em poucas palavras, o chefe do Executivo desautorizou o fechamento de vias, e manifestou ao governo estadual a disponibilidade para ajudar nas ações de reabertura das estradas.
Conselho Tutelar
Nos registros dos atos em Mogi das Cruzes e Suzano no Dia de Finados, um dos pontos foi a presença de crianças com os manifestantes. No mesmo dia, a Imprensa noticiou que o Conselho Tutelar realizou uma operação em um dos bloqueios de estrada em Santa Catarina, também com crianças, o que foi interpretado como a colocá-las em situação de risco.
O peso da pena
A Imprensa pode e deve ter posicionamento, assim como espaços para a manifestação dos anseios da população. Mas sempre respeitando a regra de ouro: defender a verdade dos fatos. A cobertura dos atos promovidos pode e deve promover o registro, mas se não há isonomia do profissional que atua deixa de ser comunicação social, e passa a ser militância.