As questões relacionadas ao envelhecimento ganham destaque no mês de outubro, considerado o Mês da Pessoa Idosa, devido a comemoração do Dia da Pessoa Idosa, no dia 1 de outubro. Ainda são muitos os desafios para o envelhecer com saúde e dignidade para todos, e que nos conscientizemos que se não somos os velhos de hoje, seremos os de amanhã. Só não envelhece quem morre jovem. E cabe ao Poder Público, a sociedade, a família, trabalhar para que o envelhecimento bem-sucedido alcance a todos.
Destaque na edição de hoje do Mogi News/Dat para a Vila Dignidade, um condomínio exclusivo para idosos em situação de vulnerabilidade, criado pelo governo do Estado, atualmente com o nome Vida Longa, e mantido pelas prefeituras. Citado no livro "Morar 60 ", o condomínio em Mogi das Cruzes foi reconhecido pela Fundación Pilares, da Espanha, e até hoje, dia 19 de outubro, concorre na premiação de Boas Práticas, promovida pela instituição.
A moradia é um dos desafios para a qualidade de vida da população, especialmente para quem envelhece. Não à toa é grande a parcela de pessoas idosas em situação de rua. Por isso, projetos como a Vila Dignidade merecem todo o reconhecimento e apoio para que seja mantido e se torne referência. Há iniciativas semelhantes na Paraíba e no Paraná, com a oferta de casas para idosos independentes, com vínculos familiares enfraquecidos, o que favorece a manutenção da autonomia e independência.
O condomínio tem um papel diferente do Centro Dia, que atende idosos já com algum grau de dependência, que possam o dia no local e voltam para suas famílias, como também das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) como são conhecidos os asilos, com foco em pessoas com graus de dependência que afetam, por exemplo, a mobilidade e a capacidade cognitiva.
O que nos falta hoje é ampliar o número de vagas nestes equipamentos, que houvessem mais Vilas Dignidades, assim como Centros Dias e ILPIs. Há uma demanda já grande por uma vaga, e a tendência, com o envelhecimento populacional, é que essa fila de espera cresça ainda mais.