A pandemia de Covid-19 vem arrefecendo, com queda no número de mortes e também de casos confirmados. E ontem uma notícia que, embora não tenha ganho tanto destaque, merece ser comemorada: Mogi das Cruzes zerou as internações de pacientes pela doença nos hospitais da cidade. Um reflexo importante da vacinação em massa que, mesmo que não tenha hoje a mesma adesão de outros tempos, foi o que permitiu voltarmos às nossas atividades, com os alunos nas salas de aulas e as empresas funcionando, entre outros.
Que assim continue evoluindo a saúde na cidade de Mogi e também na região, assim como em todo Estado e no país. Que tenhamos cada vez menos casos, e assim a Covid-19 se torne mais uma gripe anual, combatida com vacina e os devidos cuidados sanitários. Porém, da mesma forma que a vacinação avançou contra a Covid e fez arrefecer a pandemia, é também pela vacinação, ou melhor pela falta dela, que corremos o risco de que outras doenças já erradicadas voltem.
A imunização não é apenas um ato individual, mas que atende o coletivo. É preciso atenção redobrada com a imunização de crianças, que vem caminhando abaixo da meta na maioria das cidades, o que não tem se resolvido com as frequentes prorrogações das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação. O novo prazo é até a próxima segunda, dia 31 de outubro, mas infelizmente, pelo andar da carruagem, como costuma se dizer, é difícil acreditar que avancemos até a meta de mais de 90% em cerca de uma semana. É preciso estímulo dos órgãos responsáveis, campanhas que intensifiquem a importância da vacinação.
Por mais que se tema possíveis reações, e elas podem ocorrer, a doença a ser combatida vai ser sempre mais grave, colocando em risco a vida de crianças, assim como jovens e adultos, porque também há o risco de que elas surjam anos depois. A imunização salva vidas não há como negar, e é o ponto de partida para que vivamos tempos menos sombrios do que os primeiros momentos da pandemia, para caminharmos no sentido contrário das tragédias de tempos não tão distantes assim.