Um dos principais empregadores nas cidades são os órgãos públicos. Apenas em Mogi das Cruzes e Suzano são mais de dez mil servidores nas prefeituras, que hoje, 28 de outubro, celebram o seu dia. Nestas cidades, o feriado foi transferido para segunda-feira para facilitar a emenda com o feriado seguinte, que é o Dia de Finados, comemora na quarta-feira, dia 2 de novembro.

Um feriadão merecido, embora a crença popular ainda seja de que os funcionários públicos pouco trabalham e muito recebem. Essas são exceções, temos grandes exemplos de profissionais dedicados, como os professores e outros profissionais da Educação, que fazem a diferença na vida de crianças e jovens. Muitos se desdobraram no período mais duro da pandemia de Covid-19 para que os conteúdos chegassem aos estudantes.

Da mesma forma na Saúde, há profissionais do setor público fazendo muito, por vezes com poucos recursos para que a comunidade em que atuam recebam não apenas tratamento e diagnóstico, mas principalmente promoção e prevenção em saúde, que é tão fundamental. Até mais que os profissionais da Educação, foram os profissionais da Saúde, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), os verdadeiros heróis da pandemia. Lá estavam eles na linha de frente, indo além de suas possibilidades para garantir o atendimento a quem precisava. 

Exemplos que se estendem por outros segmentos do Poder Público, nas esferas municipal, estadual e federal, como na Segurança, com as diferentes forças policiais, com trabalhos como das equipes da Patrulha Maria da Penha, que têm como referência Suzano, e têm contribuído para evitar casos de feminicídio. Ou ainda na Assistência Social, trabalhando a favor da população mais vulnerável, como aqueles que estão em situação de rua. População que aumentou como reflexo também da crise econômica, agravada pela pandemia. 

É preciso valorizar estes profissionais, seu conhecimento técnico, sua experiência e oferecer condições de trabalho que justifiquem seus esforços e poder de transformação para que eles possam realmente, cumprir com sua missão e servir à sociedade.