Tem que tentar!

Os vereadores de Mogi das Cruzes lançaram-se às ganhas nesta campanha e, infelizmente, não conseguiram o prêmio máximo que é o mandato. Mas há de se levar em conta a força de cada um, que obtiveram literalmente milhares de votos para a Assembleia Legislativa ou para a Câmara Federal.  

Desculpa, mas quem é você?

Das coisas aleatórias que ocorrem apenas em dia de eleição no Brasil: um disparo em massa de mensagens por WhatsApp apontando de maneira falsa que Rodrigo Gambale (Pode), candidato a deputado federal, teria sido impugnado na madrugada da véspera da eleição. A origem do crime eleitoral? Um número aleatório de Manaus. No entanto, o plano não deu certo, e Gambale começa a arrumar a mala para Brasília.

Os forasteiros

O Grupo MogiNews/DAT e esta coluna sempre fizeram apologia do voto nas lideranças locais, em detrimento de candidaturas externas que fazem "turismo eleitoral" a cada quatro anos. Pois bem: no "Top Five" dos deputados federais, os nomes com maior evidência na região foram de Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro (PL), assim como de Guilherme Boulos (PSOL). Durante a crise do pedágio da Mogi-Dutra no ano passado, foram os deputados da região que foram à luta.

E agora?

As prefeituras da região em peso se comprometeram com a reeleição de Rodrigo Garcia (PSDB) para o Palácio dos Bandeirantes. No entanto, o tucano declarou apoio a Tarcísio de Freitas (REP), mas neutralidade na disputa nacional. Resta saber se os prefeitos da região em peso vão seguir a decisão do futuro ex-governador e também apoiar o carioca contra Fernando Haddad (PT).

Em tempo

O que será dos comitês de campanha montados pela região para o primeiro turno? Não só pela política, mas pelo mercado imobiliário.