Um assunto frequente em nossas edições é o emprego. Nas segundas-feiras, temos publicado as vagas disponíveis nos serviços de encaminhamento de Prefeituras da região, com números geralmente bastante positivos de quase mil vagas ou mais ofertadas, e mensalmente publicamos, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que têm sido positivos nos últimos meses, com exceção de uma outra cidade.
São números que revelam um cenário positivo no mercado de trabalho, mostram que nossa economia respira, e tende a se recuperar, mesmo que não seja no ritmo esperado e desejado por todos. Na edição de hoje o destaque vai para o Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, que terá uma segunda edição na próxima semana, dias 14 e 15 de setembro, e desta vez é necessário inscrever-se. O prazo termina no próximo domingo (11).
Iniciativas como essa da administração municipal mogiana são importantes, trazem alento e esperança para quem está desempregado e precisa voltar ao mercado de trabalho, como para quem busca uma primeira oportunidade e também para quem planeja montar seu próprio negócio. Empreender por oportunidade ou por necessidade tem sido o caminho escolhido por muitas pessoas. O empreendedorismo também contribui para que a roda da economia gire.
A cidade aliás tem se destacado na geração de empregos nos últimos meses, liderando o ranking regional de vagas criadas, segundo os dados do Caged, enquanto há cidades onde diversos postos de trabalho foram perdidos. Na apuração semanal das vagas regionais, Mogi, por meio do programa Mogi Conecta invariavelmente surge, com o maior número de vagas disponibilizadas, ao lado de Itaquaquecetuba. Que os bons ventos de oportunidades continuem soprando no território mogiano, e invadam as cidades vizinhas.
O que todos queremos e torcemos é pela retomada econômica, para que novas vagas surjam e assim, o número de desempregados não apenas na cidade, na região, no Estado, mas em todo o país, caia drasticamente.