Como temos dito aqui em diferentes ocasiões, é preciso ampliar as oportunidades de emprego, fomentando a economia, propiciando um ambiente de negócios mais atrativos para empresas de todos os portes, dos mais variados setores, mas um dos pilares fundamentais para que o desenvolvimento econômico e social é a capacitação, o investimento na formação da população.
Destaque na edição de hoje para a entrega de bolsas de estudos na Faculdade Piaget de Suzano, acompanhada ontem por nossa reportagem. Como "pagamento" pelo uso da área municipal, a instituição de ensino oferta bolsas de acordo com a quantidade de alunos, uma iniciativa que favorece a todos. Ganham os alunos, que conquistam a oportunidade de estudar e seguir uma carreira na área de seus sonhos, ganha a faculdade com estudantes dedicados, e a cidade que contará com esses profissionais no futuro.
Nada é perdido quando se investe em Educação, seja nos primeiros anos, na Educação Infantil, seja na formação universitária. Da mesma forma que não se pode pensar em custos, porque os ganhos serão muito maiores para todos. É o popular ganha-ganha.
Vale destacar também os programas de capacitação oferecidos pelas cidades, que, mesmo oferecendo cursos de curta duração, também fazem parte desde ciclo virtuoso de aprendizado e desenvolvimento. Da mesma forma o Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo, que começou ontem e termina hoje em Mogi das Cruzes, oferecendo oportunidades de trabalho e também fomentando o empreender.
Toda a ação que envolve a capacitação e formação da população impacta o desenvolvimento social, e consequentemente, econômico. São iniciativas bem-vindas, que terão reflexos mais do que positivos no futuro.
Muito se fala no quanto exportamos matérias-primas, que tem baixo valor agregado em relação aos bens que importamos, como também na baixa produtividade do país, mas isso só mudará, com o investimento em educação, principalmente, é ela o caminho que nos levará à retenção de talentos e ao crescimento da inovação, pesquisa e tecnologia tão necessário e urgente.