Mais uma semana se inicia e o que é de costume no Portal News, edição online do Mogi News/Dat, de toda segunda-feira, é o levantamento de oportunidades de trabalho no Alto Tietê. A boa notícia é que, nesta semana, a região ultrapassou as 1,4 mil vagas disponíveis, sendo que 165 delas são destinadas a pessoas com deficiência (PCDs). As oportunidades são mediadas pelos programas de emprego dos municípios de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Santa Isabel, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Poá, responsáveis pelo encaminhamento dos candidatos.
No Alto Tietê, o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado em junho, mostrou que a região apresentou recuperação na geração de empregos entre os meses de abril e maio. As dez cidades abriram o segundo quadrimestre com a criação de mais de 3,3 mil vagas. Já no Brasil, foram geradas 218.902 vagas de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2022, foram gerados 1.560.896 empregos formais.
Quem está à procura de recolocação no mercado de trabalho sabe bem a importância de se destacar com um bom currículo, e há oportunidades neste sentido oferecidas pelos programas de qualificação existentes nas cidades. Embora a taxa de desemprego no Brasil tenha tido queda de 11,1% para 9,3% no trimestre de 2022, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, divulgada no mês de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a disputa por emprego ainda continua grande, mas ainda assim, com um ar de recuperação e otimismo.
Na esperança de calmaria com a queda nos óbitos desde o mês passado e a diminuição nas contaminações pela Covid-19, a tendência é que o mercado de trabalho comece a se recuperar da forte crise causada pela pandemia, que levou ao fechamento de muitos negócios. Com os dados em crescimento nos últimos meses, é o otimismo que enche o coração da população na convicção que dias melhores estão por vir.