Hoje é dia de festejar a principal cidade do Alto Tietê. Mogi das Cruzes celebra, neste 1º de setembro, 462 anos, marcados por muitos avanços e por desafios praticamente na mesma proporção para atender as demandas de uma população que estima-se seja de aproximadamente 500 mil habitantes, pessoas que nasceram aqui ou que foram abraçadas pela cidade. Número que deve ser ainda maior nos próximos anos com empreendimentos imobiliários que vão se concretizar em breve.

A cidade que ainda preserva um ar interiorano, dependendo do bairro que se visita, também vive a modernidade e se mostra inovadora e tecnológica, com iniciativas como o Polo Digital, que abriu caminho para negócios inovadores com a incubação e fomento a startups. Por outro lado, enquanto a tecnologia avança, a pandemia de Covid-19 mostrou que ela, infelizmente ainda não chega a todos, como vimos nos desafios do ensino remoto.

Nesse aniversário, a cidade dá um passo no sentido da inclusão digital, oferecendo Wi-Fi gratuito nas praças Coronel Benedito de Almeida, onde fica a Igreja Matriz, e no Largo do Rosário, ambas na região central.

Porém, é preciso sempre dar um passo além, seja na educação, na saúde, na segurança, toda iniciativa é importante, e sempre pode ser aperfeiçoada e ampliada, trazendo melhorias para toda a população. Mogi é referência na saúde para a região, por exemplo, mas não é necessariamente uma boa notícia, já que isso contribui para a superlotação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da própria Santa Casa.

A edição de hoje traz uma entrevista especial com o historiador e professor Mário Sérgio de Moraes, autor do livro "Nova História de Mogi das Cruzes", publicado em 2010 pela Editora Mogi News. Ele destaca os contrastes que a cidade já vivia e ainda vive, e a necessidade de preservar os recursos naturais e ampliar a participação popular. E há projetos neste sentido na atual gestão, como o Participa Mogi e o projeto Mogi 500 Anos.

Há décadas trazendo as principais notícias da cidade e suas histórias, nossos votos de mais iniciativas para que Mogi cresça de forma planejada e sustentável.