A geração de empregos mais uma vez é destaque no Mogi News/Dat, desta vez com base no levantamento mensal do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Os números mais uma vez são positivos e no país foram criadas, apenas no mês de julho, quase 219 mil novas vagas de emprego, conforme informações do governo federal. Todos os setores - comércio, serviços, indústria, construção civil e agricultura - tiveram saldo positivo com mais admissões que demissões no período.
Na região também os números são positivos, com destaque para Mogi das Cruzes com mais de mil novos postos de trabalho criados. Cenário que faz crescer a esperança na retomada econômica, e a expectativa para que ela se efetive, e os próximos resultados sejam ainda melhores, com a criação de mais vagas em todos os setores.
Além da necessidade de medidas econômicas, que fomentem o crescimento de forma permanente, e não imediatistas, como vem ocorrendo, com reduções temporárias de impostos, que permitiram a queda no preço dos combustíveis, especialmente da gasolina, e auxílios com prazo de validade, como o estabelecido recentemente para taxistas e caminhoneiros, é preciso capacitar a população para as demandas do mercado.
Investir em educação de qualidade desde os primeiros anos é o que vai permitir que avancemos e nos tornemos um país mais produtivo e competitivo, com maior valor agregado, em produtos e mão de obra, com um desenvolvimento sustentável. É a qualificação da população que fará a diferença. Quantas vagas não são criadas, mas demoram a ser preenchidas por não encontrar quem atenda aos requisitos?
Há programas municipais cumprindo essa função, preparando trabalhadores em novas habilidades, estimulando, inclusive, pequenos empreendedores para a criação de novos negócios. Também são motivos para esperançar e crer em um futuro melhor, mas como afirmamos com frequência, seguimos avançando, a economia dá sinais de que respira e se movimenta, porém os desafios são gigantes diante de milhões de desempregados em todo o país.