Toda segunda-feira o Portal News destaca oportunidades de emprego disponíveis em programas de encaminhamento ao emprego de prefeituras do Alto Tietê. Geralmente são mil ou mais vagas oferecidas, um alento para quem busca uma colocação no mercado de trabalho. O balanço feito pela reportagem na última semana foi de 1,5 mil vagas nos serviços das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Santa Isabel, Guararema e Poá.

Outro ponto positivo neste cenário são os dados do fim de junho do IBGE, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que apontam uma redução na taxa de desocupação, que ficou em 9,8% no trimestre que terminou em maio, considerada a menor para o período desde 2015. Com queda no comparativo com o trimestre anterior de 1,4%, e em relação ao mesmo período de 2021, de 4,9%.

Com certeza, são números que mostram um respiro importante, mas longe ainda de uma efetiva retomada da economia, que impacte a qualidade de vida de milhões de pessoas, que vivem em situação de vulnerabilidade no país. Além de promover vagas, é preciso qualificar quem procura uma oportunidade, ou quem sabe deseja ter um pequeno negócio. Por isso a importância de projetos como o Crescer de Mogi das Cruzes e os cursos oferecidos pelo Fundo Social da cidade em parceria com o Sebrae.

Destaque também para Guararema que abriu recentemente inscrições para o Programa Capacita Guararema, também voltado para cursos gratuitos de qualificação profissional em diferentes áreas. Em Suzano, o Serviço de Ação Social e Projetos Sociais (Saspe) também faz bem esse papel de apontar novos caminhos para trabalhadores e empreendedores.

Investir em qualificação é o caminho para que as vagas disponíveis nos serviços de encaminhamento sejam preenchidas, e para uma movimentação da economia regional, formando um círculo virtuoso, que estimule também a criação de novas oportunidades de trabalho. E é o que todos desejamos para vivermos em uma sociedade com melhores condições de vida para todos.