As candidaturas vão se definindo para a disputa à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal na região. Para os cargos majoritários, os nomes já circulam há algum tempo, como é o caso dos presidenciáveis, são 12 no total, com a disputa mais acirrada pelo Palácio do Planalto entre o atual presidente, Jair Bolsonaro, e Lula, que ocupou o cargo por dois mandatos.

Nunca é demais lembrar que é preciso atenção redobrada dos eleitores para não cair nas armadilhas da polarização, principalmente nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Verifique sempre o conteúdo que é ofertado e selecione o que vale a pena compartilhar ou não. Todo cuidado é pouco para não se tornar mais uma fonte da desinformação e do reforço aos discursos de ódio sobre determinados grupos.

No caso dos governadores, em São Paulo, as notícias recentes falam de dez concorrentes. Em destaque, como as pesquisas apontam, Fernando Haddad (PT) está em vantagem, mas a disputa ainda está no início com chances para o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que a julgar pelo evento de anteontem em Mogi das Cruzes tem uma boa base de apoio na cidade, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que na próxima semana também visita Mogi.

Destacamos aqui aqueles com os maiores percentuais de intenções de voto, segundo as pesquisas divulgadas até agora, porém, cabe aos eleitores a escolha. Avalie todos os candidatos, pesquise suas trajetórias e defina o que melhor representa as demandas de sua cidade, do Estado e do país. Isso vale para todos os cargos em disputa nessas eleições: presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

Voltando aos parlamentares, entre os já eleitos no Alto Tietê, a maioria vai tentar um novo mandato, como noticiamos recentemente, seja no âmbito do Estado como do Congresso. Também vemos muitos políticos pleteiando um primeiro mandato. Mais uma vez é o seu voto que vai definir os representantes do Executivo e do Legislativo. E é preciso ressaltar o papel da Assembleia como a Câmara Federal no desenvolvimento de políticas públicas que podem transformar a realidade do país.