Está chegando a hora dos equipamentos eletrônicos de fiscalização do trânsito, os populares radares, voltarem a multar os motoristas infratores das leis de trânsito em Mogi das Cruzes. Depois de um longo período sem os equipamentos, e a última semana de adaptação, sem aplicação de multas, amanhã, quando grande parte dos mogianos retorna de um feriado prolongado, graças ao Dia da Padroeira Sant'Ana, celebrado hoje, os radares voltam a cumprir seu papel.

Criticados por muitos, os equipamentos de fiscalização são necessários. Ainda é no bolso, como já destacamos aqui, que a mudança de comportamento, especialmente quando o assunto é o trânsito, acontece. Por isso a importância dos radares para conter aqueles que desrespeitam os limites de velocidade, e desafiam as leis de trânsito, colocando em risco, por vezes, a própria vida e de outros condutores.

O trânsito é um ponto crítico da cidade que cresce, sem o devido planejamento, e desafia o motorista. Desafios também vividos por pedestres, ciclistas e motociclistas, que compartilham de um trânsito, que, na maioria dos locais, não prevê espaço para os diferentes modais. Um edital recente prevê a criação de corredores de ônibus na região central pode ser uma solução para melhorar o transporte público, e consequentemente a fluidez ao trânsito. Também não faz muito tempo entrou em operação a ciclofaixa que liga o bairro do Socorro a Cezar de Souza, bem diferente da existente em Braz Cubas, que precisa ser revista.

São desafios para a cidade que precisa de uma melhor mobilidade, para que todos possam ocupar o espaço público, de forma segura e com respeito à legislação vigente. E se o desrepeito acontece é preciso ser punido, e uma dessas formas são os radares, que apesar da má fama, se mostram importantes nesse conjunto de medidas, que deve incluir a educação permanente para o trânsito. 

Mudando de assunto, hoje, no Portal News, estreia mais um episódio do novo projeto do Grupo Mogi News, o Café com Mogi News, que surge com o propósito de abrir espaço para pessoas e entidades que inspiram e trabalham por uma sociedade melhor.