O corpo humano é um organismo que, comparado a uma máquina, a falta de manutenção, o faz perder a funcionalidade. Existem inúmeras maneiras para controlar essa máquina, mas para isso exige a disciplina e dedicação.
Dormir é uma delas, não só recupera apenas o sono, mas regenera as células do sistema imunológico e fortalece a memória. O distúrbio do sono pode afetar o sistema imunológico, provocar aumento de peso, envelhecimento precoce, elevar a pressão arterial, a obesidade e reduzir a expectativa de vida. Alimentar-se bem é outro pilar importante da vitalidade. Gorduras e comida processada são nocivas para o organismo causando cansaço, irritabilidade, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. O sedentarismo também provoca o envelhecimento precoce e colabora para os problemas citados anteriormente. Movimentar é primordial para aumentar o nível de vitalidade, agilidade, flexibilidade e produtividade, pois, faz o corpo fluir, gerar energia, se fortalecer e continuar funcionando. Encontre algo que o faça sentir bem. Alguma atividade que estimule a sua memória, concentração, criatividade e coordenação motora. Ou simplesmente algo que o faça sentir ágil, energizado, feliz e revitalizado.
Se você passa uma vida exercendo cargos profissionais que não estão alinhados com algo que goste de fazer, isso irá tirar a sua energia e vitalidade, contribuindo para uma baixa na sua produtividade e no nível de satisfação pessoal e felicidade e comprometendo sua saúde.
Se você é escravo de algum vicio, reflita sobre isso e saiba que, por mais difícil que seja nunca é tarde para você fazer uma escolha diferente, escolha sempre ter vida saudável, procure equilibrar a sua evitando exageros, porém quando ocorrem busque reorganizar o ciclo de saúde, como um método compensatório. Pessoas e fatos negativos deve ser apenas uma referência do seu passado, sobre as coisas e situações que você não quer manifestar em sua vida. Cultive pensamentos positivos, ao acordar, agradeça por estar vivo e com saúde
Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comissão de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes