Muitos temas importantes que se referem à evolução de uma sociedade estão em perigo: valores, princípios, segurança, educação, transporte público, saúde... A lista é extensa. Mas é preciso observar também os direitos conquistados e aquilo que vem melhorando com o passar do tempo. Por exemplo, o racismo. Ainda existe, mas se comparado com outras épocas da história, a situação já foi muito pior.
Outro exemplo e o foco deste editorial é em relação à mulher. Há muito o que ser conquistado, mas a nova geração já cresce aprendendo a ter mais respeito com o sexo feminino. Exemplo recente disso foi o afastamento do homem fantasiado de 'Galo Doido', mascote do Clube Atlético Mineiro, por parte da diretoria, após ter assediado uma das jogadoras do time. Aparentemente, o Galo Doido (e bota doido nisso), pegou na mão da zagueira Vitória Calhau e a "obrigou" a dar uma voltinha. Na hora, o assédio não foi percebido nem pela própria vítima, mas a atitude culminou em revolta, principalmente nas redes sociais.
O empregado do clube deveria ter sido demitido? Uns dirão que sim, com certeza; outros podem considerar um exagero, e que o mais importante seria educar o profissional. O mais importante e que deve ser ressaltado é que a sociedade está com os olhos voltados ao assunto. Este e outros casos polêmicos sobre este tema são consequências da tentativa de tornar a sociedade mais igualitária. Só por isso, a discussão já é válida.
Elevando o assunto para o tema segurança, basta ver a ampliação do trabalho de combate à violência contra a mulher. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o número de prisões registradas na Delegacia de Defesa da Mulher de Mogi das Cruzes cresceu 54,2% entre janeiro e novembro do ano passado em comparação com o mesmo período de 2017, quando a Patrulha Maria da Penha ainda não atuava. O número de presos em flagrante aumentou 35,7%, enquanto os detidos por mandados judiciais cresceu 80%.
Ajustes estão sendo feitos com o passar do tempo, e assim deve continuar. Hora ou outra, as arestas estarão aparadas.