É lamentável um país tão rico e dominado pelas mentiras, oportunismos e do jeitinho brasileiro. Há gente honesta? Sim! Mas, a maioria dos brasileiros está dominada por mentiras, oportunismos e seguindo os maus exemplos de uma parte das autoridades e políticos que somente sabem enganar. A maioria dos políticos e seus agentes, administradores e da maioria dos que integram os três poderes, continuará a navegar do mesmo modo que nos anos e décadas anteriores?
Fala-se muito, os discursos são maravilhosos, mas as questões básicas e os desafios estão aí. Os municípios, Estados e a União devem acordar ou as dificuldades triplicarão ainda mais. Anotem e pensem: os problemas com o lixo. Custe o que custar é preciso implantar usinas de reciclagem, tratar o lixo, acabar com os aterros.
O planeta não suporta mais lixo, tantos veículos e o desmatamento para construção de prédios, casas e condomínios de luxo. No mundo e o Brasil não é diferente, há milhões de analfabetos. Os presídios brasileiros, em sua maioria, são piores do que "os lixões". A violência, aqui considerando estupros, assassinatos, roubos, furtos e sequestros aumenta todos os dias. Enquanto isso, há desperdício, não se economiza dinheiro público, mas ao contrário, há esbanjamentos e o enriquecimento sem causa, além das fraudes e outros crimes do "colarinho branco".
Quanto à saúde, nem é bom falar. Pobre daquele que não pode pagar um excelente plano de saúde, correrá grandes riscos no momento que mais precisar. Os hospitais públicos estão superlotados, há demora de meses para se marcar uma consulta. Quem desfruta de bom relacionamento com políticos, deles se socorrem para obter uma vaga ou tratamento de emergência. O que fazer? Egoísmo, vaidades, mentiras e mazelas. Como modificar a vida dos brasileiros e implantar uma vida digna buscando o patriotismo, a ética e a moral? Como preparar filhos e netos para viver uma vida que todos possam se orgulhar? O desafio não é somente para as autoridades, mas para o povo brasileiro. Seja um cidadão patriota e honesto.