Depois de um janeiro com muitas emoções, que passou por diversas situações fazendo com que sentíssemos que não acabaria nunca, finalmente o primeiro mês do ano chegou ao fim, após um longo período de descanso o semestre deve de fato começar.
É difícil sair do ritmo de férias ou deixar a comodidade de lado para voltar às aulas, bem como iniciar um novo curso. Temos que deixar a preguiça de lado e se organizar para que o retorno as instituições de ensino seja produtivo.
Para que o ano letivo comece com o pé direito é importante estar preparado. Na universidade, por exemplo, é vantajoso pesquisar quais disciplinas serão lecionadas durante aquele semestre e quais serão os professores responsáveis por ela, bem como buscar a bibliografia utilizada por cada matéria. Com uma breve pesquisa, é possível chegar à sala de aula já introduzido ao que será o semestre corrente.
Em alguns casos, até a aquisição de materiais para aulas práticas podem ser realizados com antecedência, o que ajuda durante a análise de preços.
Já nas escolas, após a compra dos materiais escolares, é interessante que uma identificação seja feita nos cadernos, tal como nas canetas e lápis, assim evitando a perda ou troca com outros alunos, principalmente para frequentadores do Ensino Fundamental, onde existem alunos mais jovens.
Uma dica infalível para que as aulas comecem de forma positiva é descansar e dormir bem no dia anterior, principalmente para aqueles que estudam no período da manhã. Dormir uma hora mais cedo pode ajuda em uma aula mais ativa pela manhã. E para os que estudam à noite ou à tarde, é sempre bom também colocar um alarme e se organizar para não esquecer o horário ideal de se arrumar.
Além de estar com o corpo preparado, a mente também deve estar pronta. Inicie o semestre com pensamentos positivos, não pense em voltar às aulas como algo chato, imagine que esse ambiente é onde você desenvolverá seu potencial, um local de crescimento intelectual.