A dificuldade cada vez maior para se transitar pelas ruas, seja por pedestres, motoristas ou usuários do transporte público, vem fazendo com o tema "Mobilidade Urbana" seja uma preocupação cada vez maior do poder público. O que antes era solução, como ônibus, metrô e carros, vem se tornando um problema cada vez maior, pois, se por um lado é a única alternativa para muitos trabalhadores, estudantes e aposentados, por outros, eles não estão cumprindo com o papel de tornar a vida das pessoas mais fáceis. E, a falta de conforto, faz com que mais pessoas optem por comprar carros, o que provoca um aumento no número de veículos nas ruas, prejudicando a mobilidade dos cidadãos.
No caso de Mogi das Cruzes, o secretário municipal de Transportes, José Luiz de Almeida, encontrou-se recentemente com o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, em Marília. Lá, ele cobrou o Estado sobre as demandas mogianas, como aquisição de 600 abrigos para pontos de ônibus, projetos de engenharia de tráfego, revisão do Plano de Sistema de Transporte, implantação de Sistema Cicloviário, entre outras.
Em Ferraz de Vasconcelos, o assunto foi tratado nesta semana, na câmara. O ex-presidente da Casa de Leis, vereador Flavio de Souza (PTB), o Inha, expressou a sua preocupação com o fato de a cidade não ter ainda elaborado o projeto de lei sobre o tema, correndo o risco de perder convênios com o governo federal para investimentos na área.
Já em Suzano, o processo de elaboração do futuro Plano Municipal de Mobilidade Urbana teve a importante participação popular, no final de janeiro. No ano passado, já houve reuniões com a comunidade nos bairros e também com setores públicos e entidades de classe.
É bom ver a preocupação com o assunto. Alterações drásticas terão que acontecer, talvez em um futuro próximo, visando soluções. Por isso, o cidadão tem que se preparar para mudanças gradativas que afetarão nossa rotina ao longo dos próximos anos. E, se for visando mais conforto para a população, que sejam feitas o mais rápido possível.