No final de 2018, grupos culturais do Alto Tietê foram contemplados com premiações dos "Pontos de Cultura", programa que atende à Política Nacional Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Foram, ao todo, 17 iniciativas, que, com muito esforço, empenho e dedicação, fazem de suas manifestações uma forma de expandir a formação cultural, difundir diferentes linguagens, explorar universos e levar à sociedade interpretações sobre importantes temáticas em debate no mundo à nossa volta.
Num momento em que os incentivos destinados à cultura estão cada vez mais concorridos, e alguns deles, inclusive, ameaçados, a premiação do Pontos de Cultura representa uma esperança para aqueles que fazem da arte a sua fonte de expressão, manifestação e transformação. Dentre os contemplados, o destaque ficou para Mogi das Cruzes, com oito projetos premiados, dentre eles a Clara Trupi de Ovos y Assovios, que, por meio do teatro infantil e adulto, aguça a imaginação e amplia a visão de mundo de sua plateia; e a Associação Nacional dos Congados, Moçambique e Marujadas - Pesquisa e Defesa das Tradições Culturais, que mantém viva essas ricas manifestações artísticas e que levam o nome do Alto Tietê a diferentes lugares. Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Guararema também tiveram propostas elencadas.
Em todo o Estado, 144 instituições (cem sem fins lucrativos de constituição jurídica e 44 coletivos culturais sem constituição jurídica) conquistaram a premiação no valor de R$ 60 mil e cerca de 200 receberam o prêmio em forma de Kit Cultura Audiovisual ou Musical.
Para os artistas, os incentivos, quando conquistados, ajudam não apenas numa determinada produção, mas também no cumprimento de sua missão. As cidades do Alto Tietê, dentro da sua organização, realizam programas de incentivo, em parceria com órgãos estaduais e, em aluns momentos, nacionais. Inúmeras são as ações organizadas, e o que se espera é que novos incentivos sejam possíveis, pois a cultura contribui, significativamente, para a formação do ser humano e a construção histórica de uma nação.