Noite quente no bairro do Brás, município de São Paulo. Durante o cumprimento do meu turno de serviço como oficial responsável pelo policiamento na região, ouço pelo rádio a comunicação do Copom informando uma ocorrência onde o solicitante, policial aposentado, afirmava que seu filho, portador de esquizofrenia, havia se trancado no quarto e que esse, munido da arma do pai, teria efetuado um disparo.
Comparecendo ao local, um humilde apartamento num conjunto habitacional, chamava a atenção um som muito alto que vinha do quarto do jovem. Era uma música de uma cantora, à época, muito famosa no mundo infantil e de quem o filho do policial era fã. Após reiteradas solicitações ao jovem para que abrisse a porta e diante da ausência de respostas, foi necessário o uso da força para acessar ao mencionado cômodo. Uma vez rompido o obstáculo, nos deparamos com aquilo que os familiares e policiais ali presentes mais temiam. O corpo do adolescente estava estirado sobre a cama e, ao seu lado, a arma do pai. Uma cena marcante.
Ainda me lembro do desespero dos familiares e, em especial, da expressão do rosto do pai, envelhecido pelo tempo e judiado pela atividade que exerceu por mais de 30 anos. Uma mistura de profunda tristeza e culpa envolvia seu semblante. Tristeza pela perda de seu filho e culpa, talvez, por ter indiretamente contribuído com a fatalidade. Um peso que, com certeza, carregaria para o resto de sua vida. Um importante equipamento de proteção que utilizou em toda a sua carreira para salvar pessoas e que, após sua aposentadoria, se prestaria a protegê-lo, sua família e seu patrimônio, sendo utilizada como ferramenta causadora de uma dor que jamais se apagará.
Uma tragédia dentre as inúmeras protagonizadas pela imperícia, imprudência e negligência dos seus proprietários. Com a recente alteração do conhecido "estatuto do desarmamento", facilitando a aquisição de arma de fogo, o pretendente deverá ter a consciência de que essa será determinante para a segurança desejada ou a sua desgraça eterna. Isso só dependerá dele.