Talvez o único meio de transporte que existe no Brasil, que possa levar as pessoas por um preço razoável para qualquer lugar das cidades ou das regiões que elas compõem, no caso do Alto Tietê é a Grande São Paulo, é o ônibus. Ainda vale destacar que esse transporte deve ser o mais democrático de todos, já que ricos e pobres, chefes e empregados podem utilizar o sistema. Mas, como estão sujeitos às condições climáticas e de trânsito, os coletivos podem não ser tão pontuais como um trem, por exemplo, e, por isso, a instalação e manutenção de abrigos de pontos de ônibus se faz útil para a população.
Em reportagem publicada ontem pelo Grupo Mogi News, é possível ver as ações que a Prefeitura de Mogi das Cruzes toma para manter esses abrigos em ordem. Situações como essa também podem ser vistas em outros municípios da região. O problema, como mostrou a reportagem de ontem, é quando essas estruturas são vandalizadas.
Nessa época do ano, quando o calor e as chuvas de verão são tão certos quanto um ônibus lotado, ter um abrigo de parada é imprescindível. Há poucas coisas que são tão desconfortáveis do que esperar um ônibus debaixo de um sol forte ou se molhando. Nesse caso, como dizia o físico alemão Albert Einstein (1879 - 1955), o tempo acaba sendo relativo, já que dez minutos à espera de um ônibus nunca parecer ser somente dez minutos, o tempo parece se dilatar quando isso ocorre.
Manter esses abrigos em ordem e
instalá-los onde não existem é, para dizer no mínimo, tratar o cidadão com respeito. Embora a maioria dos casos em que se possa verificar uma estrutura deficiente há um ato de vandalismo por trás, é preciso que as administrações municipais se antecipem para recolocar ou consertar o estrago. Aos usuários e às forças de segurança, cabe tentar prevenir e denunciar quem comete esses atos de vandalismo.
Como já dizia um ditado inglês, é preciso calçar os sapatos dos outros para saber quais as dificuldades que cada um passa no dia a dia. Sem dúvida, ficar em um ponto de ônibus sem cobertura contra o sol, chuva e vento, é uma dessas dificuldades.