Volta à rotina
Rodando de carro por Mogi das Cruzes, no primeiro dia útil do ano, ainda é possível perceber que a população, em geral, ainda está no clima das festas, ou ao menos de feriado prolongado. Sem muitos carros nas ruas, fica tranquilo dirigir pela cidade sem se preocupar em esbarrar com um tráfego lento em qualquer esquina.
Fica até domingo
Essa paz no trânsito, tão rara, deve seguir até o próximo final de semana, quando muita gente volta ao trabalho depois de passar alguns dias longe do município. O mesmo fenômeno pode ser observado nas demais cidades do Alto Tietê, principalmente naquelas onde o fluxo de veículo é maior. Além da região, a capital também está passando por períodos de tranquilidade nas ruas.
Diferente das rodovias
Nas vias que levam ao litoral a situação é diferente. Na Mogi-Bertioga (SP-98), por exemplo, o trânsito para voltar à região era intenso, na própria noite do dia 1º. Quem precisou passar por ela teve que ter um pouco de paciência. Para seguir às praias do litoral norte o tráfego também foi lento, já que muitos deixaram para curtir a semana de folga no litoral depois das festas de final de ano.
Segurança
Também no primeiro dia útil do ano, o Comando de Policiamento de Área (CPA/M-12) da Polícia Militar realizou, em todo o Alto Tietê, a operação "São Paulo Mais Seguro". A proposta da PM busca combater os crimes contra o patrimônio e a vida. Para o comandante do CPA/M-12, o coronel Wagner Prado, a força-tarefa foi organizada para começar 2019 já com o pé direito.
Reciclagem
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente conseguiu levar, no ano passado, a coleta seletiva três vezes por semana a todos os bairros atendidos pelo projeto "Recicla Mogi". A meta até 2020, quando termina a gestão do prefeito Marcus Melo (PSDB), é que 20% do lixo recolhido em todo o município seja para reciclagem.