A partir do dia 03 de novembro, a Secretaria da Cultura do Estado inicia a edição 2018 da Virada Cultural Paulista. Como de costume, este evento é totalmente gratuito e será espalhado por São Paulo, chegando a 22 cidades. Mogi das Cruzes é uma delas.
Juntamente com a Secretaria, os municípios são correalizadores da Virada Cultural Paulista. O evento se fortaleceu como o maior evento do interior e litoral de São Paulo e, na edição 2018, nossas expectativas são as melhores. No ano passado, oferecemos 552 atrações e público de 826 mil pessoas, também em 22 municípios.
Desde o final do primeiro semestre, a Secretaria da Cultura realizou diversas reuniões com artistas para ouvir sugestões sobre a programação 2018, que está em processo de finalização, sob responsabilidade da organização social Associação Paulista dos Amigos da Arte. A programação reúne linguagens artísticas variadas em diversos palcos, com música e artes cênicas.
Além de consagrados cantores de renome nacional que já participaram da Virada - como Daniela Mercury, Erasmo Carlos, Lenine, Alcione, Arnaldo Antunes e a saudosa Angela Maria, entre outros -, temos a preocupação também de divulgar os artistas locais. É fundamental que conheçamos os artistas de nossa cidade. Este ano, teremos um palco inédito, o Experimente SP, com artistas variados de múltiplas expressões (performances, circo, moda, artes plásticas), que nem sempre conseguem espaço em um evento deste porte.
A Virada Cultural Paulista 2018 será realizada em cinco finais de semana, sempre aos sábados e domingos, até dia 02 de dezembro. A realização deste evento em Mogi das Cruzes, além de ser uma oportunidade de movimentar a cultural local, impacta em outros municípios da região do Alto Tietê.
Em breve, divulgaremos a programação completa com todas as cidades participantes. Porém, desde já, deixamos aqui nosso convite a todos os paulistas para prestigiarem esse grande evento que já faz parte do nosso calendário cultural.