Finalmente, após alguns obstáculos ao longo dos últimos sete anos, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi das Cruzes vai conseguir cumprir sua missão de forma mais abrangente e atenderá não só pacientes do município, mas também de todo Alto Tietê. A partir de 1º de novembro, a entidade, instalada em Mogi em 2011, passará prestar atendimento a 350 pacientes da região, graças a um convênio firmado entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a AACD. Assim, o número de atendimentos saltará de 170 para 350 pessoas.
Neste acordo, cada cidade irá contribuir financeiramente com a AACD de Mogi, sendo que o valor da contribuição de cada município dependerá da quantidade de pacientes atendidos. A ação é de extrema relevância por parte do grupo de prefeitos do Alto Tietê que formam o Condemat, e deverá servir de exemplos para outras cidades que tenham uma unidade da AACD, afinal esta organização depende de doações e do trabalho voluntário para sobreviver.
Antes do convênio, a entidade prestava atendimento regional com o subsídio das cidades de Poá e Guararema. No entanto, em 2017, a estrutura passou a atender exclusivamente pacientes de Mogi, já que as demais prefeituras resistiam em subsidiar a entidade. Desde o ano passado, o Condemat trabalhava para reestabelecer o atendimento para o Alto Tietê.
O fato de o Executivo das administrações municipais terem chegado a um acordo para o atendimento de mais pacientes deve ser elogiado, pois, acima de tudo, era preciso encontrar uma solução àqueles que necessitam do atendimento terapêutico. Muito se fala de inclusão social por meio de campanhas e palestras, mas essa atitude valeu mais do que qualquer ação publicitária ou evento.
Agora, com o convênio firmado, é hora de as prefeituras da região investirem mais em acessibilidade de ruas e ônibus, até para facilitar o deslocamento desses pacientes. As atividades ainda nem foram colocadas em prática - começam a partir do mês que vem -, mas a parceria já pode ser considerada um sucesso.