Estudo feito pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, revelou que mais da metade dos brasileiros entre 16 e 25 anos possui HPV (Papilomavírus humano), que aumenta o risco de desenvolver câncer de colo de útero e outros tumores. Segundo a pesquisa, 54,6% da população é portadora do vírus, sendo que 38,4% com subtipo de alto risco de desenvolvimento de câncer.
O dado é preocupante e bastante significativo. Isso porque, além do contágio por HPV poder se dar, inclusive, no contato direto com a pele - mesmo que o sexo seja feito com preservativo -, o estudo mostrou que alguns jovens não têm, sequer, o cuidado de se proteger usando camisinha (16,1% dos jovens têm alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou resultado positivo para HIV ou sífilis).
Outro problema detectado pelo governo federal é que ainda há certa resistência em relação à imunização da doença (atualmente, a vacina está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, gratuitamente, na rede básica de saúde).
Diante de tantas campanhas de prevenção de detecção do vírus HIV e outras DSTs como sífilis, hepatite e até do próprio HPV (diagnosticável, muitas vezes, no exame de Papanicolau), é inconcebível que o jovem e mesmo as pessoas já maduras não procurem saber se está tudo ok com a saúde e, em caso de contágio, que não queiram se tratar.
Hoje a Aids é uma realidade e suas complicações levam a óbito. Anualmente, essa doença mata menos do que o câncer, que também pode ser prevenido. O de colo de útero, por exemplo, se detectado em um exame simples de Papanicolau pode ser evitado, mas deve realizado com a regularidade necessária.
Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2016/2017 são de que 16.340 novos casos de câncer de colo do útero surjam, sendo este o terceiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres, depois do de mama e de intestino. Vale lembrar que os homens também podem prevenir o câncer de próstata, que lidera no ranking dos tipos de tumores.
De todo modo, nunca é tarde para vencer o medo, o preconceito e se cuidar.