O Estado, professores, escritores, dirigentes políticos, jornalistas e instituições têm grandes responsabilidades na condução do povo, orientando e dando exemplos. As camadas sociais, que podemos chamar de "os debaixo", sempre seguem os bons e os maus exemplos dados pelas camadas superiores. Assim, não se pode permitir que a classe A, os mais letrados e intelectuais, a classe política e empresária deem maus exemplos. As conquistas tecnológicas de nossa época correram muito à frente do discernimento moral e da evolução espiritual. Hoje, existem muitas personalidades desenvolvidas que antes, mas infelizmente ainda são poucas, proporcionalmente, para combater o maior número de pessoas amorais e espiritualmente subdesenvolvidas que têm acesso às chaves das forças da natureza por meio da ciência.
Há saída para os problemas da atualidade, tais como: questões ambientais, guerras, fome, miséria, violência, analfabetismo, tráfico de drogas, falta de transportes, de escolas, de habitação e saúde precária. A única resposta ao grande número de pessoas pouco evoluídas, isto é, com exceção da imediata transição das massas a um plano superior de consciência, é colocar pessoas de mente esclarecida nas importantes funções do poder temporal e mundano. Essas poucas personalidades esclarecidas podem agir como válvulas de escape e evitar que atos calamitosos levam à destruição do mundo.
Mas há pessoas que lutaram e outras que lutam bravamente pela humanidade e temos alguns exemplos: Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Ghandi e outros. Há pessoas que trabalham, incansavelmente, no anonimato para o bem do próximo. Imaginem quando pessoas de mente superior ingressar na política com objetivos humanitários e espirituais. Se a cada dia, de algum modo banal que seja, você deixa de eliminar a ignorância, lutar contra a suspeita, o ódio e a malícia, não está fazendo a sua parte. Vote, proteste, denuncie a Imprensa marrom, a intolerância religiosa, o domínio do Estado e a opressão das minorias. São esses fatores que vêm apoiar os oponentes contra os quais os líderes humanitários devem combater. Os grupos criminosos, que estimulam a oposição e o ódio com intuitos pessoais, são muito organizados. Ajude a instalar uma cultura desapegada do materialismo.