Compartilhe
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comunicou ontem ao plenário do Senado o seu afastamento da liderança do PMDB. Em um discurso contra o governo, Renan afirmou que está deixando a liderança por não concordar com as reformas trabalhista e previdenciária e poder se posicionar com mais independência contra elas.
"Sempre compreendi que mais ajuda aos governantes quem faz críticas. Críticas responsáveis como fiz em algumas oportunidades. Convencido de que o problema para o governo é o líder do PMDB, sou eu, me afasto da liderança para expressar meu pensamento e exercer minha função com total independência", disse.
"O Brasil precisa atualizar a legislação trabalhista e previdenciária, é verdade. Mas deve se afastar de reformas sem critérios que atendam apenas ao sistema financeiro e parte do empresariado, ampliando desigualdades e sofrimentos", afirmou.
No discurso, Renan lembrou o episódio em que o ex-senador Sérgio Machado gravou conversa com o atual líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), em que os dois citaram Renan Calheiros e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.
O senador voltou a dizer que Eduardo Cunha mantém influência sobre o governo. Os senadores do PMDB fizeram reunião ontem para tentar definir o nome do novo líder.
STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes votou ontem a favor do poder da Justiça para rever acordos de delação premiada assinados pelo Ministério Público que sejam considerados ilegais. Mendes se manifestou durante julgamento no qual a Corte analisa a validade da homologação das delações da JBS e a manutenção do ministro Edson Fachin como relator dos processos.
Mendes disse que há delações firmadas nas quais o delator é incentivado a entregar provas. Dessa forma, segundo o ministro, o Judiciário não pode deixar de avaliar a legalidade dos acordos. Citando a Operação Lava Jato, Gilmar disse que o "combate ao crime não pode ser feito cometendo crimes".
Cidades
Estudantes do ensino médio participam do Semae de Portas Abertas
Cidades
Morte em rope jumping: especialista aponta responsabilidade de empresa, município e governo federal
Cultura
Programação do Junho EcoSustentável tem exibição de filme e observação de aves
Cidades
Estação Aracaré da CPTM recebe Bancada Literária nesta sexta-feira (19)