No momento em que estamos vivendo no País, onde diariamente políticos são presos por desvio de rios de dinheiro, empresas adulteram as fórmulas dos produtos para ganhar vantagem em cima do consumidor, enfim, é difícil acreditar que alguém ainda seja honesto.
No dicionário, a palavra corrupção significa o efeito ou ato de corromper alguém ou algo com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos, e é aí que mora o problema: todos querem dar um jeito de resolver o seu problema, independentemente dos meios.
Mas será mesmo que só o que vemos nos noticiários na televisão e nos jornais é corrupção? Quando você fura a fila, você está roubando a vez do outro que chegou mais cedo que você, ou quando você percebe que a moça do supermercado deu o troco a mais e você simplesmente vai embora são atos de corrupção, mesmo que pequenos, mas não deixam de ser, e é essa mesma pessoa, que se acha no direito e na razão de dar o famoso "jeitinho brasileiro" que critica os políticos e empresas que desviam dinheiro ou manipulam seus produtos, e talvez, se essa mesma pessoa tivesse a oportunidade, faria o mesmo, ou até pior daquilo que ela tanto recrimina, pois enquanto você está sendo beneficiado com essa sua solução, outras pessoas estão sendo prejudicadas de alguma maneira.
O que fica de lição é que muitas vezes nós praticamos algo que julgamos como uma saída alternativa em benefício próprio ou de algum familiar ou parente, mas esta saída pode ser considerada até um crime. Tudo que acontece na política é reflexo do que a população vive ou pratica, claro que em proporções maiores. Temos o dever enquanto cidadão de nos policiarmos para não tentar dar esses "jeitinhos" e quando perceber que algo não está certo denunciar e apontar quem faz o errado.
Só assim teremos uma sociedade mais justa, igualitária e que todos tenham os mesmos direitos, independentemente de onde veio, onde trabalha ou de que família pertence, somos todos brasileiros e devemos buscar sempre construir um país melhor.