A população de Mogi das Cruzes, em especial, ficou mais uma vez estarrecida com a violência. Na quinta passada, quatro jovens, um de 17 e três de 19 anos, envolveram-se num roubo a posto de gasolina, o que culminou com a morte de três deles e o quarto, baleado e internado em estado grave.
Segundo o boletim de ocorrência, havia uma equipe do Deic de São Paulo na loja de conveniências do posto, a qual, avisada pela frentista assaltada, foi atrás dos suspeitos que fugiam num veículo Bravo, de propriedade do pai de um deles - pelas notícias, todos de classe média e alguns moradores do condomínio Aruã - e uma troca de tiros resultou na morte de três dos supostos assaltantes.
Eu, particularmente, conversei com algumas pessoas próximas da investigação e também li matérias jornalísticas sobre o caso, sendo que, em resumo, penso que nos restam lamento, indignação e paciência para que o inquérito seja conduzido e nos ofereça conclusões a partir de uma análise exaustiva, pois não podemos julgar temerariamente e há várias versões e interpretações possíveis para o caso, incluindo a possibilidade de alguns dos jovens terem participado da ação sem intenção; parentes afirmam que, simplesmente, não conheciam bem as más companhias e estavam juntos na hora e no lugar errados - não é impossível ocorrer.
No fim das contas, talvez por eu ser pai de um jovem da mesma faixa etária, não me sai da mente a dor e a tristeza dos pais. Culpar qualquer um deles, sem conhecer as histórias de vida e as famílias, também é precipitado. O fato é que estamos vivendo um mundo louco, sem valores e absolutos significativos, com excesso de permissividade, de forma que o querer tem destruído os limites, permitindo contemplarmos absurdos como este, impensáveis na mente dos homens de bem.
Não podemos desistir dos nossos jovens, temos que insistir até ao fim, pais, parentes, professores e amigos. A escolha final é de cada um deles, mas os exemplos e o ensino pesam muito e se há lição numa tragédia como esta é a de que devemos redobrar atenção e cuidado para com os nossos meninos!