O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva ontem para dar início à construção de um muro ao longo da fronteira com o México, além de congelar recursos públicos para cidades que se negam a prender e a deportar imigrantes em situação irregular. A construção do muro é uma das mais polêmicas propostas da campanha eleitoral de Trump, que insiste em que o México pagará pela obra de alguma forma.
"Assim que possamos, assim que possamos fazê-lo", afirmou Trump em entrevista ao canal de TV americano ABC, quando questionado sobre a construção do muro ao longo da fronteira com o México, que tem uma extensão total de cerca de 3.000 km, proposta anunciada em sua campanha eleitoral para as presidenciais de novembro do ano passado.
"Diria que em meses, sim. Diria que em meses, o planeamento vai começar certamente de imediato", reforçou o chefe de Estado americano.
A proposta de Donald Trump visa travar a entrada de imigrantes ilegais no território americano.
Na mesma entrevista ao canal americano ABC, Trump, que tomou posse no passado dia 20 de janeiro, insistiu que "em última instância" o custo do muro será "reembolsado pelo México" e que o pagamento vai cobrir "100%" do custo do projeto de construção.
O presidente dos EUA confirmou que o governo federal irá adiantar o dinheiro necessário para iniciar a construção.