Compartilhe
Na visita que fez ontem à Argentina, o presidente Michel Temer (PMDB) disse que o alto índice de abstenções nas eleições municipais de domingo é um recado da população para a classe política brasileira. Segundo ele, o recado dos eleitores precisa ser assimilado para que políticos e partidos reformulem "eventuais costumes inadequados" da política brasileira.
"Há uma decepção, sem dúvida nenhuma, com a classe política em geral. Não se pode particularizar o partido A ou B. Temos 35 partidos no país. Quase todos eles com candidatos às prefeituras municipais. Mesmo assim, a abstenção foi realmente muito significativa", disse o presidente durante encontro com o presidente argentino, Maurício Macri. "É uma mensagem, um recado que se dá à classe política brasileira para que reformule eventuais costumes inadequados", acrescentou Temer que, depois de um almoço com o presidente Mauricio Macri, segue para o Paraguai, onde jantará com o presidente Horácio Cartes.
Temer, no entanto, ressaltou que, apesar da constatação, as eleições municipais representam um exercício democrático: "Acho que foi um recado dado pelas urnas em dois vetores. O primeiro é: cuidem-se aqueles que estão na classe política. Por outro lado, temos de festejar a democracia que se produziu ao longo do tempo e que foi exercitada nas eleições de ontem", completou o presidente.
Paz na Colombia
Temer e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmaram que a rejeição dos colombianos ao acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não deve significar a desistência da busca pelo fim do conflito no país.
Em nota assinada pelos dois, Temer e Serra dizem que as forças políticas da Colômbia precisam continuar procurando uma "solução pacífica" para a questão, mesmo após derrota no referendo.
Assinado na última segunda-feira entre o governo colombiano e líderes das Farc, o histórico acordo de paz, obtido após anos de negociações, foi rejeitado por 50,21% da população da Colômbia. Temer e Serra afirmam respeitar a opção "da maioria dos eleitores colombianos" e se colocam à disposição para colaborar "intensamente" num esforço pela paz no país.
Cidades
Avenida Roberto Simonsen recebe 100 mil veículos em 70 dias do novo trecho
Cidades
Vereadores de Suzano cobram melhorias da Sabesp durante audiência pública
Cidades
Copa do Mundo: Xarás dos convocados da Seleção somam quase 260 mil alunos de SP
Cidades
Escola do Legislativo apresenta resultados e anuncia palestra com Cíntia Chagas