Sustentável
Suzano terá um condomínio de casas sustentáveis na avenida Manoel Casanova. O empreendimento utilizará o sistema construtivo TecVerde, que permite a construção de uma casa de 120 m² em apenas um dia e meio. A demonstração desse novo tipo de obra acontecerá amanhã, no endereço dos futuros imóveis que serão erguidos em parceria com a construtora MRV.
Benefícios
O sistema wood frame, adotado na América do Norte e na Europa, foi trazido ao Brasil pela empresa em 2010. Ele permite a construção de novas moradias emitindo 80% menos CO² e produzindo 85% menos resíduos, utilizando 90% menos água no processo, que é 70% industrializado.
Economia
Além disso, após a ocupação da casa, há um desempenho térmico e acústico diferenciado que resulta em economia de luz no bolso do morador, segundo a TecVerde.
Excesso de água
A entrada de água excessiva na represa Paiva Castro, que pertence ao Sistema Cantareira e alcançou 70% de seu volume máximo por causa das chuvas, fez com que a Sabesp adotasse alguns procedimentos, entre eles retirar menos água do Sistema Alto Tietê (Spat) para abastecer cidades antes atendidas com água da represa de Taiaçupeba.