Reconhecimento
Durante o lançamento do Parlamento Estudantil 2016, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Mauro Araújo (PMDB), elogiou a iniciativa da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes que possui uma coordenadoria de grêmios estudantis.
Nostalgia
A coordenadora dos grêmios estudantis, Rita de Cássia Alves, informou que este é o terceiro ano de existência do departamento. Ela acrescentou que, atualmente, 100% das escolas da Diretoria Regional de Mogi possuem grêmios. O presidente Araújo aproveitou para lembrar que seu primeiro contato com a política foi adquirido por meio do grêmio estudantil.
Projeto
O presidente do Legislativo informou que o projeto de lei que cria os grêmios estudantis nas escolas de ensino fundamental, tanto púbicas quanto privadas, deve ser aprovado nos próximos meses. A proposta é de autoria do próprio Araújo e do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, Caio Cunha (PV).
Politizados
De acordo com Araújo, nesta edição do Parlamento Estudantil, a ideia é passar aos estudantes noções sobre a estrutura da política brasileira. O presidente disse que está sendo cobrado nas ruas para que a Câmara Municipal aproveite o evento para esclarecer dúvidas dos vereadores mirins sobre a divisão dos poderes no Brasil.
Ideia
No primeiro momento, Araújo e Cunha pretendiam limitar um tema para o Parlamento Estudantil deste ano. A ideia era destrinchar e aprofundar em um assunto único para as duas categorias do projeto. No entanto, os atuais acontecimentos políticos fizeram com que a proposta fosse derrubada.
Corrupção
A expectativa do presidente é que este ano boa parte dos projetos apresentados pelos os estudantes fale sobre propostas contra a corrupção. Questões envolvendo a cidadania também devem ganhar destaque.
Concorrência
O vereador Carlos Evaristo da Silva (PSD) acompanhou o lançamento do Parlamento Estudantil e avaliou que a iniciativa estimula o interesse dos jovens. Ele afirmou que as crianças e adolescentes têm perdido o interesse pela política, no entanto, o projeto tem resgatado esta curiosidade.