Os casos de animais de estimação abandonados têm sensibilizado as prefeituras e é cada vez mais comum a realização de campanhas de adoção, vacinação e castração.
No segundo semestre de 2015, o Petmóvel da Prefeitura de Mogi das Cruzes retomou as atividades e realizou algumas palestras sobre posse responsável e castração. Também no ano passado, a Câmara de Itaquá aprovou por unanimidade a instituição da "Semana de Proteção aos Animais". Recentemente, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) promoveu uma campanha de adoção de cães pelo Facebook, que bateu recorde de acessos. Em Poá, a Associação de Proteção Animal e Ambiental (PAAP) faz um trabalho voluntário para ajudar quase 300 animais em situação de abandono.
Mas apesar de toda comoção em volta da causa animal, é importante ser frio no momento da decisão de ter ou não um pet e qual espécie escolher. A popularidade dos gatos vem crescendo muito, pois muitas pessoas estão percebendo que a espécie exige muito menos trabalho do dono, além de ser uma ótima opção de companhia.
Mas se a preferência é mesmo por um cachorro, é importante se lembrar que trata-se de um descendente de lobo e, como tal, precisa de um tempo extra para longas caminhadas. O passeio é, inclusive, mais importante para o cachorro do que o carinho que lhe oferecemos. Depois disso vem a disciplina, principalmente para quem adota cachorros de grande porte, afinal, é a falta de exercício e disciplina que faz com que os animais desenvolvam questões indesejáveis, que podem lhe trazer sérios problemas no futuro, como um processo legal e má fama na sua vizinhança. Ensinar as regras de sua casa para um cão não significa bater nele, mas chamar sua atenção quando fizer algo errado.
Por isso, é muito importante conhecer o cão pessoalmente antes de adotá-lo. Se você quer um melhor amigo com personalidade mais calma, terá que escolher pelo filhote menos agitado. Normalmente, quando escolhemos um cão, optamos por aquele que nos chama a atenção, com pulo, lambidas e agitação, achando que esse é um ato de "amor à primeira vista", quando, na verdade, significa se tratar de um animal mais agitado, talvez o dominante da matilha.
O mais importante é lembrar que a personalidade de seu novo amigo vai depender da quantidade de exercício que ele faça e dos limites que você vai impor a ele. Com isso em mente e colocando em prática, aproveite a companhia do melhor amigo do homem.