Operações
A Polícia Militar deflagrou várias operações na Região Metropolitana de São Paulo por causa do Carnaval, denominadas: "Cavalo de Aço Regional", "Direção Segura", "Saturação", "Visibilidade" e "Madrugada Segura". O objetivo é coibir ilícitos penais e administrativos, privilegiando pontos com grande fluxo de veículos e de pessoas, nas principais entradas e saídas das cidades, que interligam as rodovias e avenidas e que dão acesso ao interior e litoral paulista.
Efetivo
Até o dia 10, a Polícia Militar terá nas ruas 13.335 agentes, 4.450 viaturas e 152 bafômetros em todos os setores de policiamento.
Mais um
Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PSD) prevê regulamentar algumas ações no combate ao Aedes aegypti, principalmente no que diz respeito a entrar nos imóveis com possíveis criadouros do inseto, ainda que sem autorização do proprietário.
Medidas
O objetivo da proposta é regulamentar os procedimentos para a adoção de medidas de vigilância sanitária e epidemiológica sempre que se verificar situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
Visitas e campanhas
Também constam entre as medidas: visitas domiciliares para eliminação do mosquito e de seus criadouros e campanhas educativas e de orientação da população.
Detran
O Detran está lançando a campanha preventiva "Brinque o Carnaval, mas não brinque com a sua vida". O objetivo da ação é mostrar que cada motorista é responsável pela segurança no trânsito. Informativos com dicas estão disponíveis em pontos de ônibus, relógios de rua e carrinhos de supermercados na capital e nas cidades no litoral.
Folga em Poá
A folga na semana de Carnaval em Poá será maior que a das demais cidades da região. Enquanto os município suspenderão as atividades nos serviços públicos na segunda, terça e, parcialmente, na quarta-feira, em Poá, os funcionários ficarão em casa a semana toda, assim como os alunos da rede municipal.
Mais tempo
Isso porque o feriado em homenagem à padroeira de Poá, Nossa Senhora de Lourdes, será no dia 11, próxima quinta-feira. Dessa forma, a administração municipal considerou ponto facultativo também na sexta-feira, ou seja, o servidor público terá bastante tempo para descansar.