Alerta
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc) faz um alerta na sua última edição da revista "Profissionais em foco": os atrasos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que se comprometeu com a construção de uma nova estação ferroviária central. Segundo o projeto inicial, a passagem subterrânea deveria ser aberta junto com as obras da nova estação, alinhada ao Terminal Central de Ônibus.
Para 2017
As obras da CPTM foram adiadas e a última informação é de que os trabalhos só seriam iniciado a partir de 2017. Isso levou, conforme a Aeamc, Mogi a iniciar os trabalhos da passagem subterrânea sem as obras da CPTM: "Abdicando da simultaneidade dos trabalhos, que era a proposta inicial e o mais adequado a ser feito".
Sincronismo
Para a Associação de Engenheiro e Arquitetos, esta falta de sincronismo é um problema, na medida que seria no mínimo perigoso, permitir que as pessoas continuem acessando a estação central pela Sacadura Cabral, enquanto uma obra deste porte está em andamento.
Problema à vista
A preocupação exposta pela Aeamc foi registrada durante a reunião de apresentação do projeto de engenharia da passagem subterrânea, que pontuou uma série de questões a respeito das obras, como o impacto das obras na vizinhança e problemas de congestionamentos.
Recursos disponíveis
Uma dessas preocupações pontuadas pelo presidente da Aeamc, Jolindo Rennó Costa, refere-se ao tempo para a execução dos trabalhos e os recursos disponíveis para tal. Serão construídos dois túneis, começando pelo túnel 2 que é menor. São R$ 98 milhões provenientes de um financiamento do governo federal e mais R$ 30 milhões de contrapartida, ou seja, dinheiro da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Financiamento
A respeito deste assunto, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) garantiu recentemente que o dinheiro para essa obra está garantido, conforme publicado aqui no Mogi News.Isso porque trata-se de um financiamento junto feito pela cidde junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Transporte escolar
A Secretaria Municipal de Transportes de Mogi convocou, para o próximo dia 24 deste mês, um sorteio das vagas existentes no sistema de transporte coletivo de escolares, para o preenchimento e a definição de sete vagas. O sorteio se dará às 9 horas da manhã no auditório do Tiro de Guerra, no Mogilar.