Olha o pé....
Uma nova "malandragem" tem chamado a atenção de quem precisa passar diariamente na estação de Brás Cubas, em Mogi. Um grupo formado por até cinco menores fica à espreita da próxima vítima distraída. Quando alguém sobe a escada, que tem vãos, dois deles ficam na parte debaixo e seguram o pé da pessoa provocando uma queda. Outros três ficam atrás observando e quando a pessoa cai, eles levam seus pertences. Quem já foi vítima da esperteza e malandragem garante que todos eles são menores. Mais policiamento é reivindicado para esta área da estação da CPTM onde o acúmulo de pessoas que sai e chega é grande. 
Quatro demandas
A situação das obras do Rodoanel na região, além dos decretos de regulamentação da Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras são dois dos quatro assuntos a serem tratados hoje entre os prefeitos da região e a secretária de Meio Ambiente do Estado, Patrícia Iglecias, em Salesópolis.
Municipalização
O primeiro pedido é a revisão da Deliberação 01/2014 do Conselho Estadual de Meio Ambiental (Consema), que regulamenta a municipalização do licenciamento ambiental.
Rodoanel
Outra demanda é apresentar à secretária a situação das obras do Rodoanel na região. Os secretários e diretores de Meio Ambiente destacaram a necessidade de buscar apoio do Governo do Estado para cobrar da SPMar as medidas reparatórias, mitigatórias e compensatórias em relação ao passivo socioambiental das obras.
Lei Específica
Por fim, a câmara técnica sugeriu que os prefeitos solicitem à Patrícia Iglecias agilidade na elaboração dos decretos da Lei Específica. O último ponto é uma relação de processos de licenciamento pendentes na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para ser apresentada à secretária na reunião de outubro.
MegaSipat
Mogi realiza no próximo mês a Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes (MegaSipat) envolvendo os trabalhadores da construção civil, que se reunirão no Sesi Cat "Nadir Dias de Figueiredo" para um dia cheio de atividades. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 4735-5274 ou e-mail [email protected].
Segurança
Com realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com o Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, o evento vai abordar questões como segurança, saúde e meio ambiente, com foco no tema central "Ética".