Ser feliz não é sinônimo de não ter problemas, ao contrário do que muitos pensam. Na verdade, é fazer das lágrimas e do sofrimento um aprendizado em busca da tão almejada felicidade. É saber dar valor a cada momento, entendendo que o dom da vida é uma dádiva divina e que deve ser comemorada sempre, passemos ou não por dificuldades, com direito a sorrisos e à alegria de poder existir mais um dia.
O ideal de felicidade imposto pelas mídias, sempre relacionado ao consumismo, é fajuto. Creio que nosso projeto de prosperidade deve ser constante e aprimorado, bem como refinado espiritualmente. Às vezes, vale mais uma boa gargalhada sincera, um abraço caloroso, palavras carinhosas, que um objeto caro, que não esteja impregnado de amor ou afabilidade, não é mesmo?!
Que filho não sente saudade de um abraço confortante de sua mãe em um momento difícil?! Esse sentimento está relacionado à recordação de um momento especial, justamente porque foi permeado por amor e carinho, diferentemente de um artefato, seja qual for e que valor financeiro tenha. É claro que muitos presentes vêm acompanhados por afeição e, então, tornam-se referência, não apenas por sua preciosidade, mas, sobretudo, pelo ato da afeição e da lembrança em si.
Recordo-me dos bolinhos de espinafre que minha avó paterna, Helena, fazia para seus 14 netos. Mulher de hábitos simples e muito sábia, ela dizia que a receita era especial, que tinha um segredinho. Seguramente, acredito que era o tal amor de avó. Então, meus primos e eu comíamos com muito gosto, mesmo não tendo tanta predileção pelo espinafre (coisa de criança), mas, por outro lado, querendo, e muito, nos alimentar daquele amor que minha avó tinha colocado no bolinho.
Hoje, sinto falta dessa apetência para coisas feitas com Amor. As pessoas se esqueceram desse ingrediente especial para viver o dia a dia, superar as dificuldades e chegar até a possível felicidade. E você, já separou os elementos essenciais para seu dia abençoado? Então, capriche na mais imprescindível das matérias-primas: o Amor. O resto é cosmético.