Passa de 6 mil o número de candidatos registrados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições foram abertas ontem, por volta das 17 horas e, nos primeiros 15 minutos, recebeu mais de 6 mil candidatos. As inscrições vão até o dia 29, na internet. 
Antes da abertura das inscrições, estudantes que esperavam que o sistema fosse aberto pela manhã, relataram problemas. "Alguém conseguiu se inscrever no Fies?", pergunta uma usuária pelo Twitter. Outro complementa: "E nada de o site do Fies atualizar para liberar a inscrição". 
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o sistema não tem problemas. "Temos uma tradição com as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do ProUni (Programa Universidade para Todos). O sistema funciona", diz. 
Perguntado se o prazo será adiado pelo atraso na abertura do sistema, Mercadante diz que o ministério não trabalha com essa possibilidade, mas que monitorará o processo. "A princípio está mantido o calendário.
Dissemos que abriríamos hoje (ontem) e manteremos até sexta-feira. Não trabalhamos com possibilidade de prorrogação. Não tivemos problema com o Sisu, nem com o ProUni e não teremos com o Fies". (A.B.)