O revitalizado Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes, será palco de sua primeira grande competição. Atenderá jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a primeira competição oficial do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Copinha, como é conhecida, é voltada para a categoria sub-20 e é a grande chance de muitos jogadores se tornarem profissionais. O representante de Mogi das Cruzes na competição será o tradicional União Futebol Clube. A última (e única) vez que Mogi recebeu a competição foi em 2000. Na ocasião, a equipe mogiana enfrentou Treze da Paraíba, Atlético Paranaense e Fluminense. O União foi eliminado na primeira fase.
Mais do que torcer para que o União passe de fase - situação difícil, até mesmo na avaliação da diretoria da equipe - a oportunidade é ótima para colocar a cidade novamente no mapa do futebol nacional. Quem sabe o tradicional torneio empolgue os empresários de Mogi e região a investirem na modalidade esportiva mais amada no País.
Mogi não tem tradição no futebol, haja vista que nunca teve um time disputando sequer a Série A2 do futebol paulista. Hoje, a única modalidade que tira os mogianos de casa é o basquete, com o Mogi das Cruzes/Helbor, que realmente faz um trabalho de crescimento muito louvável, chegando às semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB), finais do campeonato paulista e semifinais da Liga Sul-Americana.
Mas, ao contrário do que alguns pensam, Mogi não é apaixonada somente pelo basquete. Basta ter investimento em qualquer outra modalidade, que, certamente, lá estará a torcida mogiana, vestindo a camisa e empurrando a "cidade". É um orgulho para qualquer município ter visibilidade em alguma modalidade esportiva. Muitos que hoje são "basqueteiros" fanáticos, há poucos anos sequer entendiam as regras, mas se esforçaram, com o intuito de torcer para a sua cidade.
A verdade é que Mogi, assim como todo o Alto Tietê, é muito carente no âmbito esportivo e seria muito bom ver o município e a região mostrando a sua força no esporte mais popular do planeta.
Se isso não acontecer, pelo menos há a esperança de que o novo Nogueirão seja palco para disputas da categoria profissional. A Prefeitura de Mogi já declarou que existe a possibilidade de incentivar disputas de grandes times durante o Campeonato Paulista. Já pensou ver um jogo do Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras ou até Portuguesa em solo mogiano?