É muito importante o adolescente se tornar eleitor e protagonista do sistema democrático brasileiro. O jovem tem o poder de transformar a sociedade. Com isto, o primeiro voto é muito importante, já que significa exercer a cidadania e fazer parte da democracia de fato.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começou a veicular uma campanha em que convida os adolescentes de 16 e 17 anos a participarem da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de novembro em todo o País.
Em Ferraz de Vasconcelos, a semana também será realizada, por meio da Coordenadoria Especial de Juventude, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, contando com palestras, além de realizar o transporte dos jovens ao cartório eleitoral, para que, igual ao ano passado, mais de 200 adolescentes consigam tirar o título de eleitor.
Ferraz tem o maior número de eleitores jovens do Alto Tietê. Os dados que foram passados pelo TSE em 2014, apontam o município com 1,3% de adolescentes entre 16 e 17 anos. Em seguida, aparece Itaquaquecetuba, com 1,1% de jovens votantes nesta faixa etária.
O adolescente tem a chance de escolher por si só quem ele acha competente o suficiente para representá-lo. A escolha do candidato é fundamental para que o voto não seja desperdiçado, ou seja, o primeiro passo é se orientar sobre quem está concorrendo aos cargos nas eleições, por meio de conversas com os amigos e familiares, ler jornais e ficar atento às notícias. 
Em seguida temos que analisar quem são os parceiros e colaboradores do candidato, pois nunca está sozinho. Junto com ele existem pessoas que trabalham para ajudá-lo. Observe também o passado do político, para saber sobre suas ações para com a população e a comunidade. É de suma importância conhecer a pessoa que irá te representar durante o mandato.
Vale lembrar que analisar as propostas e as promessas de campanha são essenciais, para que futuramente seja possível questionar o plano de governo e o que ele (o candidato) faz durante a gestão.