No domingo passado, 22 de novembro, o jornal Mogi News completou 40 anos. Do então semanário, fundado em 1975, ao diário dinâmico e pluralista de hoje, com a cobertura do cotidiano em diversas editorias, cadernos especiais, suplementos, entre outras publicações feitas para os seus milhares de leitores, o MN escreve a história de uma cidade, de uma região e das suas populações. São quatro décadas de uma trajetória de muita história e grandes desafios. Desafios em prol da sociedade, afinal, é para a melhoria das condições de vida de todos que um jornal sério deve atuar.
E firme e forte, há 40 anos, o Mogi News segue nessa trilha, levantando bandeiras, questões imprescindíveis e essenciais para o desenvolvimento econômico e social de Mogi e da região. E se o Mogi News tem a máxima preocupação com o conteúdo das reportagens em suas páginas, para que sempre exprimam a verdade e a pluralidade de opiniões, também não se descuida de como tudo isso vai ser apresentado ao leitor. Desde a sua fundação, a preocupação é constante com os projetos gráficos, com a forma que todos os textos, fotos, ilustrações e anúncios são apresentados, tornando a leitura prazerosa, em linguagem fácil e visual atraente.
Um jornal que se preze deve evitar a mão única, que transporta as decisões do poder até o povo, e sim optar pela via preferencial, a que leva a voz do povo até os ouvidos do poder. Há 40 anos o Mogi News segue esse caminho, dando voz às mais diversas comunidades e suas reivindicações, sempre acompanhando as tantas, imensas e velozes transformações que acompanham a sociedade, tanto no campo da tecnologia, das relações das pessoas, e em todas as áreas fundamentais para a população.
Na noite de ontem, essas quatro décadas foram homenageadas em uma sessão solene, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Coube ao diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, receber o Título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à cidade e sua grande população. A cobertura, o leitor encontra nesta edição.
E como diz o título deste editorial, 40 anos não são 40 dias. Ao alcançar esta marca, os leitores, colaboradores e anunciantes podem ter certeza que uma coisa é líquida e certa: o jornal Mogi News vai continuar firme e forte em três pilares, que são o sustentáculo da democracia, da imprensa livre e da liberdade de expressão: o pluralismo de ideias, a credibilidade dos seus jornalistas e editores, além da clareza da opinião e direcionamento da empresa que o edita.